As matérias-primas usadas nos móveis
Compartilhe:
As matérias-primas usadas nos móveis

O que é MDF?

MDF é a sigla internacional que designa a chapa de fibra de média densidade. As chapas são produzidas a partir de fibras de madeiras selecionadas de pínus e eucalipto provenientes de reflorestamentos.

As fibras aglutinadas com resina sintética termofixa (catalisador, emulsão de parafina, resina, uréia e formol), se consolidam pela ação conjunta do calor e pressão, resultando em uma chapa maciça, com superfície lisa, que oferece resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional. Possibilita a aplicação de acabamentos variados como: PVC, baixo relevo, vernizes, entre outros.

As principais vantagens do MDF são:
- Grande estabilidade dimensional nas alterações de umidade do ambiente, sem apresentar problemas de grande inchamento ou contração;

- Boas propriedades mecânicas – tem alta resistência à flexão bem como uma resistência ao arrancamento de parafusos acima da média;

- Trabalhabilidade: permite uma grande diversidade de aplicações, principalmente pela boa característica de usinabilidade, possibilitando a fabricação de peças com bordas perfiladas ou frentes de portas com relevo.

O que é MDP?

O MDP (Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade) é um painel de madeira industrializada.

Este painel é o resultado de um intenso processo tecnológico que envolve prensas contínuas, modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas. Por isso, o MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de média Densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.

Trata-se de um produto ecologicamente correto, pois utiliza madeiras provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis, geralmente o pínus e o eucalipto.

Principais características do MDP

- Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos;

- Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies;

- Homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e interna;

- Propriedades mecânicas superiores: melhor resistência a extração de parafusos, menor absorção de umidade e empenamento.

O que é aglomerado?

O aglomerado é um painel de partículas aglutinadas com resinas sintéticas sob o efeito de pressão e calor. As principais espécies de madeira utilizadas em sua fabricação são o pinus e eucalipto. A alta tecnologia garante à madeira aglomerada multiplicidade de usos e aplicações, tornando-a apropriada à utilização em larga escala.

Os móveis feitos com madeira aglomerada possuem as seguintes vantagens:
- Durabilidade;
- Resistência à umidade, mofo e insetos;
- Acabamento uniforme, sem nós ou rachaduras, o que permite três tipos básicos de acabamentos: aglomerado nu, para todo tipo de aplicação; revestimento melamínico à baixa pressão, conhecido como BP, ideal para cozinhas, escritórios e áreas de serviços e revestimento com papel tipo finish foil, conhecido como FF, podendo ser semifosco, brilhante ou envernizável.

O que é GiroFix?

O GiroFix é um dispositivo de encaixe. Um sistema de união de peças que facilita a montagem do guarda-roupa, rack, entre outros, objetivando maior durabilidade dos móveis.
O significado de L x A x P
L x A x P correspondem respectivamente as dimensões aproximadas do produto, sendo:
L = largura
A = altura
P = profundidade

Nossos Projetos